domingo, 19 de julho de 2009

Passado, Presente e Futuro

Será bom ou mau vivermos na nostalgia? Lembrar momentos passados e ter saudades de pessoas, coisas, cheiros e lugares? Será que devemos é pensar apenas no futuro e não parar para pensar no passado? Ou devemos viver o presente a cada dia que passa?

O passado faz parte integrante da nossa vida e não o podemos apagar, nem esquecer. Já nos aconteceu a todos estarmos no carro e no rádio passar uma música, ou melhor, "a música", que de repente nos faz viajar no tempo, sorrindo. Nostalgicamente lembramos momentos e pessoas que foram importantes para nós, numa determinada fase da nossa vida. Como isto sabe bem...

O problema, é quando vivemos nas memórias do passado e deixamos o presente escapar-nos entre os dedos. Muitas vezes é até doloroso dar o passo em frente mas uma coisa é certa, todos nós já tivemos de o fazer. Em contextos e situações diferentes e de uma forma mais ou menos óbvia, já todos nos sentimos em baixo, a relembrar momentos passados. Estas são fases difíceis, onde não conseguimos ver claramente que há uma vida para além duma pessoa, dum lugar ou dum acontecimento. A verdade é que o passado tem de ser resolvido, pensado e até chorado, se necessário, para permitir dar o salto e começar a encarar o presente. Sim, primeiro temos que conseguir encarar o presente mas depois conseguir ver claramente o futuro.

A verdade, é que as recordações do passado, são pedaços de vida que constróiem a pessoa que somos hoje no presente, e que nos prepara para sermos melhores no futuro!

Sem comentários: